-
Arquitetos: Paz Arquitectura
- Área: 10702 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Aluver, Coverlam, Neocrete, Tecto
Descrição enviada pela equipe de projeto. AEME é um edifício localizado na Cidade da Guatemala. Ele conta com uma planta livre no térreo dedicada ao uso comercial e de restaurantes, um primeiro pavimento que combina varejo e escritórios, e três níveis exclusivamente destinados ao uso de escritórios. O térreo está conectado à rua através de uma entrada de pé direito duplo a fim de enfatizar a abertura para um uso urbano amigável, já que objetivo é que ele seja interpretado como uma extensão do espaço público.
No 4º pavimento, há um terraço para uso dos inquilinos, que também contam com 4 subsolos de estacionamento. A funcionalidade gira em torno de um átrio central que fornece iluminação natural a todo o edifício. No átrio há dois elevadores panorâmicos e um módulo de escadas escultórico construído em uma combinação de metal e mármore branco.
Para o projeto, vários artistas visuais contemporâneos foram convidados a fazer colaborações que tivessem uma relação direta com a arquitetura. As colaborações foram com Luis González Palma, Andrea Monroy Palacios, Angel Poyón, Alejandro Paz, Gabriel Rodríguez e Darío Escobar.
O edifício busca refletir os conceitos básicos do tempo. O rigor de sua geometria se mistura com o movimento constante dos elementos (brises) que margeiam os diferentes níveis do edifício criando um degradé cíclico. Embora o tempo seja rigoroso e rígido, procuramos quebrar de forma simples a forma das fachadas, mas sempre recorrendo a geometrias circulares e exatas (novamente, como o tempo).
A cor do edifício é um tom cinza quase preto, buscando uma cor neutra e persistente que, por sua vez, realça os elementos leves que dão vida a suas fachadas, a madeira e a luz. O edifício procura enfatizar a transparência e o uso da luz natural como um elemento que dá vida ao espaço.